sábado, 24 de janeiro de 2015

Análise de poemas: "Rômulo rema" de Cecília Meireles

ANÁLISE DE POEMAS: Rômulo Rema, de Cecília Meireles
                                                                                  Martha L.V. Orlov

Se seus alunos são bem pequenos, apenas o ritmo, o lúdico, são suficientes para promover o encantamento, a sedução. Entretanto se forem um pouco maiores os poemas abaixo fornecerão recursos a serem trabalhados. Repare que em todos os três poemas abaixo a letra “R” repete-se , criando um efeito que chamamos de ALITERAÇÃO. Outras consoantes repetem-se em outros poemas como o “L”, em A Rua do Raul, o “M”  em Rômulo Rema, o “D” em Roda na Rua, entre outras consoantes menos evidentes.

            A combinação das vogais que se repetem criam uma certa melodia. A este efeito chamamos ASSONÂNCIA. Verifique no poema “A Lua do Raul”: “Raio de lua/ Luar/ Luar do ar/ azul” . As vogais “A” e “U” repetem-se de uma maneira acentuada, até uma seguida da outra: “lua”, “luar”, “azul”. A autora trabalha, neste poema este efeito de Assonância.

            Os poemas criam cenas que a imaginação das crianças completa. As sugestões de sons e cores são muito importantes. As vezes podemos associar diversos sentidos, como a visão, olfato, paladar, tato e audição. Damos o nome o nome de SINESTESIA a estas associações dos sentidos em um texto.

            Quando uma estrutura sintática se repete, parcial ou inteiramente, temos um PARALELISMO. Exemplo “Rômulo rema no rio”, presente no primeiro, oitavo e último versos do poema “Rômulo rema”.

            Leiamos os poemas de Cecília Meireles: 

A LUA DO RAUL

RÔMULO REMA

RODA NA RUA




Raio de lua.
Rômulo rema no rio.
Roda na rua
Luar
A romã dorme no ramo
a roda do carro
Luar do ar
A romã rubra. ( E o céu.)

azul.

Roda na rua 

O remo abre o rio
a roda das danças
Roda da lua.
O rio murmura

Aro da roda

A roda na rua
na tua rua,
A romã rubra dorme
Rodava no barro
Raul !
Cheia de rubis ( e o céu.).



Na roda da rua
Roda o luar
Rômulo rema no rio.
Rodavam crianças
na rua


Toda
Abre-se a romã.
O carro, na rua.
Azul
Abre-se a manhã.



 

Roda o aro da lua
Rolam rubis rubros do céu

Raul,


a lua tua,
No rio,

a lua da tua rua !
Rômulo rema.

 

A lua do aro azul !



ATIVIDADE:

            Vamos trabalhar juntos em um destes poemas, “Rômulo Rema”:

1.    Verifique que todo um cenário é sugerido. Há indicações temporais, é a noite que dá lugar ao dia: a indicação da noite é dada pela romã que dorme no ramo; a manhã surge com a indicação do fruto, que se abre, como a manhã:  “ abre-se a romã / abre-se a manhã” ( sugestões  visuais e de movimento) .

2.    A sugestão da aurora é dada pela coloração da romã, que é um fruto vermelho, e que, quando maduro, se abre. A coloração vermelha é dada pelo adjetivo “ rubra”. Além desta indicação bem clara, outra sugestão é dada pela pedra preciosa, “rubi”, “ rolam rubis rubros do céu”.

3.    Veja o destaque dado pela fusão imagética; personificações:  “ rio murmura” , “ a romã dorme no ramo” ; “abre-se a manhã”.

4.    Veja o destaque para o paralelismo sintático e rítmico: “Abre-se a romã / abre-se a manhã’ ou “Rômulo rema no rio”. No primeiro caso a estrutura sintática é idêntica, muda-se apenas a palavra manhã por romã; no segundo caso a identidade é perfeita, e como o verso vem isolado das estrofes, pode também ser considerado um “ refrão”, que é um elemento que confere ao texto um aspecto popular.  

5.    A sugestão de movimento percorre o poema, desde o início: “ Rômulo rema no rio”; “o remo abre o rio”; “ abre-se a romã/ abre-se a manhã”; “rolam rubis” .

6.    Note-se a inversão do verso inicial, fechando o poema no verso final: “Rômulo rema no rio” , no início; “ No rio, Rômulo rema”, final.

7.    A personificação: “o rio murmura”, é uma  sugestão auditiva bem clara ( segundo verso, da segunda estrofe).

8.    As repetições da letra “R” ( Aliterações) intensificam a sensação de movimento, sobretudo do “ rolar”, atributo não só das águas do rio, como das cores da aurora no céu, abrindo a manhã.

9.    A melodia é sobretudo causada pela repetição sistemática das vogais ”O” e “U”. secundadas por “A”, “E” e “I”. Trata-se do efeito da assonância. 

10. O ritmo do poema, feito de metros curtos ( ritmos variados, sete sílabas métricas, seis, cinco, etc) , próprios para a duração da respiração infantil, vão sugerindo ao invés de descrever a manhã que se inicia.

11. A ausência de rimas externas não prejudica o poema, porque é criado um conjunto de sonoridades que lhe conferem um todo extremamente harmonioso.

12. A pequena extensão do poema também colabora para este intenso efeito sugestivo.

Estas são algumas sugestões para que você identifique uma verdadeira obra de arte, um poema que merece ser colocado nas melhores antologias. Como você percebeu o trabalho poético não é só inspiração, muita técnica é necessária para criar tantos efeitos e sugestões em um poema tão pequeno.  Leia atentamente os outros dois poemas: “Roda na Rua” e “A Lua do Raul”,  procure identificar efeitos semelhantes. 

2 comentários:

  1. MUito interessante a análise! Parabéns!

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  2. Eu achei bem de acordo as explicações referente ao poema, mas tudo o que eu procuro momento é como demonstrar este movimento com um desenho ou uma imagem para apresentar numa feira.

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