ANÁLISE DE POEMAS: Rômulo Rema, de Cecília Meireles
Martha
L.V. Orlov
Se seus alunos são bem
pequenos, apenas o ritmo, o lúdico, são suficientes para promover o
encantamento, a sedução. Entretanto se forem um pouco maiores os poemas abaixo
fornecerão recursos a serem trabalhados. Repare que em todos os três poemas
abaixo a letra “R” repete-se ,
criando um efeito que chamamos de ALITERAÇÃO.
Outras consoantes repetem-se em outros poemas como o “L”, em A Rua do Raul, o “M” em Rômulo Rema ,
o “D”
em Roda na Rua, entre outras
consoantes menos evidentes.
A
combinação das vogais que se repetem criam uma certa melodia. A este efeito
chamamos ASSONÂNCIA. Verifique no
poema “A Lua do Raul”: “Raio de lua/ Luar/ Luar do ar/ azul” . As vogais “A” e “U” repetem-se de uma maneira acentuada, até uma seguida da outra:
“lua”, “luar”, “azul”. A autora trabalha, neste poema este efeito de
Assonância.
Os poemas
criam cenas que a imaginação das crianças completa. As sugestões de sons e
cores são muito importantes. As vezes podemos associar diversos sentidos, como
a visão, olfato, paladar, tato e audição. Damos o nome o nome de SINESTESIA a estas associações dos
sentidos em um texto.
Quando
uma estrutura sintática se repete, parcial ou inteiramente, temos um PARALELISMO.
Exemplo “Rômulo rema no rio”, presente no primeiro, oitavo e último versos do
poema “Rômulo rema”.
Leiamos
os poemas de Cecília Meireles:
A LUA DO RAUL
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RÔMULO REMA
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RODA NA RUA
|
Raio de lua.
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Rômulo rema no rio.
|
Roda
na rua
|
Luar
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A romã dorme no ramo
|
a
roda do carro
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Luar do ar
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A romã rubra. ( E o céu.)
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azul.
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Roda
na rua
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|
O remo abre o rio
|
a
roda das danças
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Roda da lua.
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O rio murmura
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Aro da roda
|
A
roda na rua
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na tua rua,
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A romã rubra dorme
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Rodava
no barro
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Raul !
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Cheia de rubis ( e o céu.).
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Na
roda da rua
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Roda o luar
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Rômulo rema no rio.
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Rodavam
crianças
|
na rua
|
||
Toda
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Abre-se a romã.
|
O
carro, na rua.
|
Azul
|
Abre-se a manhã.
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Roda o aro da lua
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Rolam rubis rubros do céu
|
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Raul,
|
||
a lua tua,
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No rio,
|
|
a lua da tua rua !
|
Rômulo rema.
|
|
A lua do aro azul !
|
ATIVIDADE:
Vamos
trabalhar juntos em um destes poemas, “Rômulo Rema”:
1.
Verifique que todo um cenário é sugerido. Há
indicações temporais, é a noite que dá lugar ao dia: a indicação da noite é
dada pela romã que dorme no ramo; a manhã surge com a indicação do fruto, que
se abre, como a manhã: “ abre-se a romã
/ abre-se a manhã” ( sugestões visuais e
de movimento) .
2.
A sugestão da aurora é dada pela coloração da
romã, que é um fruto vermelho, e que, quando maduro, se abre. A coloração
vermelha é dada pelo adjetivo “ rubra”. Além desta indicação bem clara, outra
sugestão é dada pela pedra preciosa, “rubi”, “ rolam rubis rubros do céu”.
3.
Veja o destaque dado pela fusão imagética;
personificações: “ rio murmura” , “ a
romã dorme no ramo” ; “abre-se a manhã”.
4.
Veja o destaque para o paralelismo sintático e
rítmico: “Abre-se a romã / abre-se a manhã’ ou “Rômulo rema no rio”. No
primeiro caso a estrutura sintática é idêntica, muda-se apenas a palavra manhã
por romã; no segundo caso a identidade é perfeita, e como o verso vem isolado
das estrofes, pode também ser considerado um “ refrão”, que é um elemento que
confere ao texto um aspecto popular.
5.
A sugestão de movimento percorre o poema, desde
o início: “ Rômulo rema no rio”; “o remo abre o rio”; “ abre-se a romã/ abre-se
a manhã”; “rolam rubis” .
6.
Note-se a inversão do verso inicial, fechando o
poema no verso final: “Rômulo rema no rio” , no início; “ No rio, Rômulo rema”,
final.
7.
A personificação: “o rio murmura”, é uma sugestão auditiva bem clara ( segundo verso,
da segunda estrofe).
8.
As repetições da letra “R” ( Aliterações)
intensificam a sensação de movimento, sobretudo do “ rolar”, atributo não só
das águas do rio, como das cores da aurora no céu, abrindo a manhã.
9.
A melodia é sobretudo causada pela repetição
sistemática das vogais ”O” e “U”. secundadas por “A”, “E” e “I”. Trata-se do
efeito da assonância.
10. O
ritmo do poema, feito de metros curtos ( ritmos variados, sete sílabas
métricas, seis, cinco, etc) , próprios para a duração da respiração infantil,
vão sugerindo ao invés de descrever a manhã que se inicia.
11. A
ausência de rimas externas não prejudica o poema, porque é criado um conjunto
de sonoridades que lhe conferem um todo extremamente harmonioso.
12. A
pequena extensão do poema também colabora para este intenso efeito sugestivo.
Estas são algumas sugestões para que você identifique uma verdadeira
obra de arte, um poema que merece ser colocado nas melhores antologias. Como
você percebeu o trabalho poético não é só inspiração, muita técnica é
necessária para criar tantos efeitos e sugestões em um poema tão pequeno. Leia atentamente os outros dois poemas: “Roda
na Rua” e “A Lua do Raul”, procure
identificar efeitos semelhantes.
MUito interessante a análise! Parabéns!
ResponderExcluirEu achei bem de acordo as explicações referente ao poema, mas tudo o que eu procuro momento é como demonstrar este movimento com um desenho ou uma imagem para apresentar numa feira.
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